VERTICAL HOUSE OF MORANDÉ - 2008, 2009 e 2020
VERTICAL HOUSE OF MORANDÉ - 2008,2009 e 2020
Desfrutar desta experiência permite aos nossos clientes desvendar a evolução deste grande tinto ao longo do tempo, bem como o seu desenvolvimento em garrafa. É uma oportunidade de, sobretudo, poder distinguir a qualidade das safras; conhecendo as diferentes mudanças no método de elaboração desde a enologia pioneira de Pablo Morandé à nova enologia do seu discípulo, Ricardo Baettig.
- Características gerais da safra 2008:
A teoria dos anos ímpares quentes e secos começa a ser descumprida a partir da metade da década de 2000, sendo este ano mais um com características quentes. Isso nos leva a adotar um manejo mais suave na folhagem e colheitas mais precoces; ou seja, em março e não mais em abril.
Características organolépticas mais destacadas:
Vinho de cor vermelha com reflexos granada, muito perfumado, com notas de frutas vermelhas maduras que lembram ameixa. Mostra uma grande evolução e estrutura doce, taninos muito integrados e envolventes. É um vinho que está em seu ápice de maturação e alcançou sua máxima expressão.
- Características gerais da safra 2009:
Safra que, em termos climáticos, foi bem mais quente, mas se destaca por ser uma vindima de alta produção. Trabalhou-se intensamente através do raleio de cachos, irrigação e manejo da folhagem para equilibrar o vinhedo e obter uvas de qualidade superior. Colheita relativamente tardia.
Características organolépticas mais destacadas:
Esta safra mostrou suas credenciais ao longo do tempo, onde a maturação em garrafa, além dos barris, desempenhou um papel fundamental no equilíbrio deste grande vinho. Predominam as notas balsâmicas combinadas com frutas negras, louro e especiarias. Sua estrutura é fresca com taninos de trama fina, apresentando dulçor e suavidade adquiridos ao longo dos anos.
- Características gerais da safra 2020:
Safra muito quente e seca, contextualizada com os últimos 15 anos. Controlamos a velocidade da maturação das uvas com irrigação e desfolhas pontuais, o que nos permitiu chegar à colheita com excelente fruta. A colheita, por sua vez, foi de baixo rendimento, o que acelera a maturação. Uma vindima, portanto, muito boa mas muito técnica. Nesta safra aperfeiçoamos uma pequena mudança que já vinha sendo feita no estilo do nosso vinho; trazendo ainda mais vivacidade, fruta vermelha e um teor alcoólico inferior a 14 graus. Uma escolha que em nada altera o caráter e a força que definem o House of Morandé.
Características organolépticas mais destacadas:
Um grande vinho, equilibrado em potência e elegância, com frutas vermelhas em harmonia com notas de tabaco fresco, cedro e um caráter levemente mentolado do Alto Maipo. Em boca respeita a percepção aromática, apresentando-se longo e profundo; com estrutura importante e, ao mesmo tempo, fresco e persistente. Promete um excelente desenvolvimento em guarda, crescendo nos próximos anos.
“Bem-vindos a uma viagem de exploração, paixão, dedicação e compromisso com o que realmente amamos e conhecemos… O vinho!"
Pablo Morandé