PEREZ CRUZ QUELEN - 2015
Perez Cruz Quelen
Coloração: Tinto
Tipo: Seco
Origem: Vale do Maipo, Chile
Variedade de uvas: 52% Petit Verdot, 28% Carmenere e 20% Cot
Volume: 750ml
O vinho chileno Quelen da vinícola PEREZ CRUZ possui uma coloração violeta intenso e ostenta notas de cassis, cereja vermelha, menta, tabaco e especiarias.
Na boca concentra-se com um equilíbrio muito agradável, taninos sedosos e um final longo e persistente com abundantes notas minerais. Elegante e complex o Quelen mistura tradição e modernidade.
Este é um tinto seco proveniente da mistura de uma seleção dos melhores blocos na colina da sub-região de Maipo Andes, no Vale do Maipo, ao sopé das montanhas entre 1.450 e 1.700 pés de altitude. Quelen é a palavra mapuche que significa pequena colina.
Três variedades coadjuvantes de Bordeaux ganham papéis de destaque nesta mistura de Petit Verdot, uva Malbec (Cot) e uva Carménère.
As uvas que dão origem ao Perez Cruz Premium Quelen são cuidadosamente selecionadas em tabelas especiais. A fermentação alcoólica é realizada em tanques de temperatura controlada de aço inoxidável 26°C a 28°C e a maceração dura 3 dias.
A fermentação malolática é realizada 100% em barrica de carvalho francês onde continua o envelhecimento por outros 16 meses, em barril de carvalho francês.
· Envelhecimento por 16 meses em barril de carvalho francês, sendo 8 meses em barril novo e 8 meses em barril de segundo uso
· Qualidade: vinho tinto complexo
· Temperatura recomendada para servir: 16 a 18°C
· Teor alcoólico: 14%
· pH: 3,53
· Acidez total (H2SO4): 5,40g/litro
Três excelentes opções para harmonizar com vinhos Petit Verdot
A uva Petit Verdot (que em francês significa pequeno verde) é bastante conhecida na França por ser uma das castas que podem ser usadas na criação de rótulos em Bordeaux, além da Malbec, da Carménère, da Cabernet Franc, da Merlot e da Cabernet Sauvignon.
Atualmente, ela é cultivada em diversos países, entre eles o Chile.
Essa casta desenvolve cachos pequenos em virtude do amadurecimento tardio, com uvas roxas mas frequentemente existem frutos verdes e, juntos, geram um vinho de cor intensa e com taninos muito presentes.
Os vinhos tintos com uvas Petit Verdot, além da cor forte, são densos e trazem toques florais e um sabor marcante de fruta madura, com muita potência e personalidade. A presença marcante dos taninos e a acidez marcante conferem frescor ao vinho.
Os aromas dos vinhos chilenos com uvas Petit Verdot incluem frutas negras maduras, amoras florais e nuances interessantes como azeitonas, pimenta-do-reino e especiarias doces, como cravo-da-índia e noz-moscada.
1 - Carnes vermelhas
Os taninos muito presentes e a grande acidez favorecem harmonizar vinhos Petit Verdot com carnes e outros alimentos com grande suculência e alto teor de gordura.
As costelas bovinas, a picanha com capa de gordura, o cordeiro e outros cortes suculentos são perfeitas companhias para um rótulo de vinho Petit Verdot. Um cuidado importante é a dosagem de sal, pois ele pode roubar a presença dos taninos.
2 - Alimentos terrosos
Para quem prefere evitar as carnes, é possível harmonizar vinho Petit Verdot com cogumelos, por exemplo, e obter um resultado muito satisfatório. O Portobello e o Shitake são recomendados.
Receitas com nozes ou berinjela e pratos preparados em moranga também harmonizam muito bem com vinhos dessa casta.
3 - Queijos e hambúrgueres
A harmonização de hambúrgueres com vinhos Petit Verdot costuma resultar em uma ótima experiência, mas prefira as carnes defumadas e com molhos cremosos e que não sejam muito picantes.
Sobre os queijos, é uma ótima combinação. Os ideais são os queijos duros, como o gouda defumado, o grana padano e o pecorino.