PEREZ CRUZ PIRCAS CABERNET SAUVIGNON 2019
Perez Cruz Pircas Cabernet Sauvignon
Coloração: Tinto
Tipo: Seco
Origem: Vale do Maipo, Chile
Variedade de uvas: 100% Cabernet Sauvignon
Volume: 750ml
O vinho chileno Perez Cruz Premium Pircas da PEREZ CRUZ PREMIUM é um vinho vermelho rubi que possui aroma de pimenta preta, frutas vermelhas maduras e notas de ervas.
O Cabernet Sauvignon é encorpado e fresco no palato com taninos firmes e arredondados e uma boa aderência. Esse vinho é o resultado de uma seleção dos melhores lotes do Fundo Liguai, em Huelquén, no setor andino do Vale do Maipo.
Esses lotes oferecem anualmente e de forma constante os vinhos que expressam o caráter do nosso terroir. O sabor frutado intenso, elegância e fresco, vem das rochas, minerais e cascalhos vulcânicos e aluviais.
O primeiro tipo de solo dá o caráter frutado e a intensidade às uvas Cabernet Sauvignon e o segundo solo traz notas de especiarias, frescor e elegância.
Tamanho cuidado na sua produção traz um vinho tinto intenso e complexo ao mesmo tempo, que encanta pelas notas frutadas e mentoladas, entremeadas por toques herbáceos e de pimenta preta.
Na boca é um vinho seco com boa estrutura, acidez equilibrada e cheio de sabor, encorpado, tem uma textura de taninos redondos e firmes e boa persistência.
· Envelhecimento: 15 meses em barris de carvalho francês
· Qualidade: vinho tinto seco
· Temperatura recomendada para servir: 16 a 18°C
· Teor alcoólico: 14,5%
· pH: 3,57
· Acidez total (H2SO4): 3,54g/litro
Três excelentes opções para harmonizar com vinhos Cabernet Sauvignon
Considerada a rainha das uvas, a uva Cabernet Sauvignon é cultivada em todas as partes do mundo e grande parte do seu sucesso deve-se também, e principalmente, à sua versatilidade no cultivo.
Por outro lado, apresenta um rendimento baixo, o que para muitos especialistas é um fator que contribui para a harmonia dos sabores de um vinho tinto Cabernet Sauvignon.
Os vinhos Cabernet Sauvignon possuem intensidades variadas, da média nos produtos mais frutados à alta nos rótulos envelhecidos. Em comum a todos, são vinhos bastante equilibrados, com taninos firmes e acidez agradável.
Os aromas dos vinhos Cabernet são diversos, indo dos clássicos de cereja e especiarias às notas de baunilha, ameixa, chocolate, mentol e tabaco.
1 - Carnes bovinas
Essa é a combinação mais clássica de harmonização de vinhos Cabernet Sauvignon. Isso se deve às intensidades similares que os dois produtos apresentam, além da suculência característica do vinho.
Os cortes mais interessantes são as variações de contrafilé, o filé mignon, o bife de ancho e o bife de chorizo. A harmonização de Cabernet com carnes fica especialmente feliz com um molho na carne.
2 - Tábuas de aperitivos
Outro clássico das noites entre amigos, especialmente as mais frias, é a combinação de vinhos Cabernet Sauvignon e queijos e petiscos. O sabor intenso e prolongado do vinho harmoniza com queijos amarelados e duros, como o cheddar e o gouda.
Além disso, os salames, a copa e castanhas temperadas variadas são opções para completar uma tábua perfeita para beber vinho Cabernet Sauvignon com mais prazer.
3 - Massas e risotos
Risotos e massas com vinhos Cabernet Sauvignon são combinações infalíveis e elegantes nos melhores jantares. Duas dicas são importantes para que este casamento seja perfeito:
· Usar molhos avermelhados;
· Fazer o balanceamento das especiais, entre as leves como o manjericão e o tomilho e as mais presentes, como o alecrim e o hortelã.