MIRASOL CHARDONNAY RESERVA 2019
Fox Mirasol Reserva Chardonnay 2019
Coloração: Branco
Tipo: Seco
Origem: Vale de Maipo, Chile
Variedade de uvas: 100% Chardonnay
Volume: 750ml
O vinho chileno Mirasol Reserva Chardonnay da FOX WINES tem uma coloração amarela intensa com nuances douradas e uma grande expressão aromática de frutas tropicais e uma nota ligeira de madeira.
Esse vinho branco Chardonnay possui uma boa estrutura na boca, com o equilíbrio adequado entre o sabor das frutas e a acidez. Grande e persistente final na boca.
As uvas Chardonnay são colhidas manualmente e imediatamente passam à mesa para que sejam minuciosamente selecionadas e retiradas todas as impurezas, antes de serem prensadas a uma temperatura de 8°C e por 48 horas.
A fermentação é executada de forma controlada com uma temperatura entre 14 e 16°C, sendo que 25% da massa foi fermentada em barricas de roble francês. Após a fermentação, o vinho mantém contato com as suas borras por três semanas.
Não há fermentação malolática. No engarrafamento, o vinho foi estabilizado a frio para evitar precipitações.
· Qualidade: vinho branco
· Temperatura recomendada para servir: 12°C
· Teor alcoólico: 13,8%
· pH: 3,18
· Acidez total (H2SO4): 6,60g/litro
· Açúcar residual: 2,74g/litro
Três excelentes opções para harmonizar com vinhos Chardonnay
A uva Chardonnay é a casta de uva branca mais cultivada no mundo e em outros países recebe nomes diversos: uva Pinot Chardonnay, Melon Blanc e Beaunois. Tem muita versatilidade com solos e clima, sendo uma uva com grande capacidade de adaptabilidade.
Atualmente, além da produção tradicional de vinho branco seco, é possível encontrar rótulos de vinhos doces brancos e espumantes com esta uva.
Os aromas mais marcantes da uva Chardonnay são:
· Frutas cítricas (limão, tangerina, lima);
· Frutas tropicais (manga, pêssego, abacaxi, maracujá e outras)
· Aromas amadeirados (baunilha, avelã, nozes);
· Aromas amanteigados (caramelo, mel, manteiga).
De forma menos ostensiva, é possível encontrar notas minerais e terrosas.
1 - Queijos
Os queijos de textura macia como ricota, coalho, minas frescal, muçarela de búfala e de vaca são ótimas opções para fazer harmonização com sucesso de vinhos Chardonnay em um rótulo leve, com sabores de frutas tropicais.
Uma dica importante é harmonizar vinhos Chardonnay mais ácido com um queijos mais azedos, criando um equilíbrio que favorece a experiência. Para queijos duros e semiduros como gouda, edam e outros, prefira um rótulo Chardonnay com mais corpo e notas de baunilha.
2 - Peixes
Poucos casamentos entre vinho e comida são uma unanimidade quanto a harmonizar vinhos Chardonnay e peixes. A única preocupação deve ser o perfil do vinho branco.
Para o bacalhau, use um vinho branco Chardonnay mais estruturado e com mais amadurecimento; rótulos mais encorpados também combinam com esse peixe e outros untuosos como o salmão.
Para peixes mais leves, opte por um vinho mais refrescante. Os vinhos chilenos brancos são uma escolha ideal para harmonizar com essas espécies.
3 - Massas
Outra combinação sem erro e com muito sucesso é harmonizar massas e vinhos Chardonnay. Porém, aqui vale uma regra tão infalível quando a combinação: os molhos de tomate e à base de carne harmonizam melhor com um vinho tinto.
Para obter a melhor experiência junto a uma massa, prefiro os molhos brancos, cremosos ou à base de queijo para harmonizar com um bom vinho branco Chardonnay com notas frutais e média acidez e um rótulo mais ácido para equilibrar a gordura de um molho carbonara.
- TIPO DE UVA: CHARDONNAY
- TIPO DE VINHO: BRANCO