MIRASOL CARMENERE 2019
Fox Mirasol Varietal Carménère 2019
Coloração: Tinto
Tipo: Seco
Origem: Vale Central, Chile
Variedade de uvas: 100% Carménère
Volume: 750ml
O vinho chileno Marisol Varietal Carménère 2019 da FOX WINES tem uma cor rubi intensa e tons violáceos suaves. Seu aroma é dominado por frutas pretas como os mirtilos, suavemente combinados com notas de chocolate e especiarias.
A sua potência e a riqueza das suas substâncias fazem deste vinho tinto Carménère um rótulo amigável, suculento e duradouro.
As uvas são colhidas manualmente e levadas à mesa, onde serão cuidadosamente selecionadas e eliminadas todas as impurezas.
O mosto se estabilizou em ambiente frio por 48 horas e, após isso, a fermentação das uvas Carménère foi realizada em tanques de aço inoxidável por oito dias, mantendo-se a temperatura entre 26 e 29°C.
As leveduras selecionadas foram adicionadas à massa e, terminada a fermentação, o vinho foi submetido a uma maceração de sete dias com o objetivo de obter um maior desenvolvimento de aromas e complexidade de boca.
· Qualidade: vinho tinto
· Temperatura recomendada para servir: 16 a 18°C
· Teor alcoólico: 12,9%
· pH: 3,44
· Acidez total (H2SO4): 5,03g/litro
· Açúcar residual: 4,16g/litro
Três excelentes opções para harmonizar com vinhos Carménère
Quando falamos da uva Carménère, imediatamente nos remetemos à produção chilena de vinho tinto de alta qualidade, pois nada menos que 90% da produção mundial está concentrada no país.
Apesar de ser a uva-símbolo do Chile, essa uva é originalmente de Bordeaux e se espalhou pela Europa. Porém, nos anos 1800, todas as plantações dela foram dizimadas pela praga filoxera e nos anos 1900 ela ganhou espaço e sucesso nas terras chilenas.
Os vinhos Carménère têm intensidade média em presença na boca, graduação alcoólica, o que atende à grande maioria dos paladares. Quando na boca, oferecem taninos sem a presença de uma uva Cabernet Sauvignon e não tão delicados quanto os vinhos Merlot ou Pinot Noir.
Um destaque é a bela cor rubi intensa com tons violáceos.
Os aromas dos vinhos Carménère vão desde as frutas vermelhas como ameixa e framboesa, a notas de hortelã, além de ervas, baunilha, cacau e mineralidade conforme o terroir e o método de produção.
1 - Carnes brancas e vermelhas
Devido à sua intensidade média, harmonizar carnes com vinhos Carménère apresenta uma variedade maior de possibilidades. Nas carnes brancas, por exemplo, use temperos fortes para haver um equilíbrio com a proeminência do vinho.
Para as carnes vermelhas, escolha os cortes suínos e bovinos mais equilibrados como o filé mignon e com pouca gordura. Combinações de vinho chileno Carménère com carnes mais comuns são o peru e porco assado, o filé mignon e o ensopado de carne.
Prefira os molhos vermelhos nos pratos.
2 - Feijões e lentilhas
Por ser um vinho com nota herbácea, podemos harmonizar vinhos Carménère com feijões de todas as espécies e lentilhas. É importante ter atenção com o tempero, preferindo a pimenta-do-reino, o cominho, o orégano e o limão.
3 - Queijos
Devemos harmonizar queijos com vinho Carménère maduros e de consistência macia, como o mozarella, o brie e o feta.
Evidentemente, harmonizar vinho tinto Carménère não se resume a essas opções. Por outro lado, um fator de sucesso da harmonização é a escolha do rótulo. Busque aquele que traga as melhores expectativas para o seu paladar e para a ocasião.
- TIPO DE UVA: CARMENERE
- TIPO DE VINHO: TINTO