HOUSE OF MORANDE - 2019
House of Morandé
Aromas agradáveis de frutas vermelhas, notas de especiarias e torrefação delicada. Na boca, é encorpado, mostrando grande equilíbrio e complexidade, com uma estrutura de taninos importantes, de grande requinte. Macio, elegante e duradouro.
Envelhecimento: Barricas francesas 50% novas para fermentação malolática e estágio durante 12 meses e mais 6 meses em foudres de 20 e 40 hl, de madeira francesa e alemã com tosta suave.
Vinhedos
O vinhedo Chena está localizado em San Bernardo, aos pés do Cerro Chena, no coração do Vale do Maipo. Pelo segundo ano, incorporamos 12% de Cabernet do vinhedo de Romeral, situado na margem norte do rio Maipo. Ambos compartilham a combinação perfeita de um clima mediterrâneo temperado quente, com um verão seco e prolongado. Seus solos pertencem ao terceiro terraço aluvial do rio Maipo, caracterizados por um horizonte de cascalho e argila, determinante na maioria da qualidade dos grandes vinhos do Maipo, com uma estrutura argilosa que permite o desenvolvimento profundo das raízes. Ambos os vinhedos são podados em guyout duplo, têm um desenho de plantação de alta densidade com 7.000 plantas/ha, orientados de norte a sul 22,5°W. Chena tem 2 clones antigos, plantados em pé franco, enquanto Romeral foi plantado em 2004 com os clones 169 e 412 em porta enxertos.
Características da safra
O trabalho no vinhedo consiste em produzir um baixo número de cachos por planta, resultando numa carga pouco inferior a 1kg por planta em Cabernet Sauvignon e cerca de 1kg em Franc.
O ano foi considerado bastante quente e seco no contexto dos últimos 15 anos. Conseguimos a velocidade de maturação com irrigação e poda, o que nos permitiu chegar à colheita com excelentes frutos, embora tivéssemos de colher muito cedo, entre 27 e 28 de fevereiro para o Cabernet Sauvignon e 6 de março para o Cabernet Franc. Ano de produção média a baixa, ou seja, com rendimentos em torno de 5 e 6 ton/ha. Nesta vindima, mantivemos e aperfeiçoamos uma ligeira mudança no estilo do nosso vinho, em busca de frutos mais vivos e vermelhos, com álcool abaixo dos 14 graus, sem perder o caráter e a força que o caracterizam.
Dicas de harmonização: de preferência com carnes vermelhas, ensopados, cortes de caça e em geral, com cocção lenta.
- TIPO DE UVA: CABERNET SAUVIGNON
- TIPO DE VINHO: TINTO